7ª série

O primeiro livro a ser trabalhado na 7ª série:
 
 
Nesse livro você encontra uma história envolvente, recheada de mistérios e enigmas, criaturas de outros mundos, magias, capas e espadas e ação e muita aventura. Tudo isso vivido por personagens que criam identidade com o público jovem de maneira natural e criativa. Não!!! Não se trata das aventuras de Harry Potter, e sim de Passagem para Ravena, livro do escritor brasiliense José Ricardo Moreira.
Em Passagem para Ravena, José Ricardo Moreira conta a história de Lívia e Diogo, dois adolescentes que são perseguidos por um passado que não viveram, ou pelo menos que não se lembram. As memórias passadas do guerreiro medieval Dimitri vivem em Diogo, um jovem de classe média ligado em rock, gibis e que tens seus problemas de relacionamento com seu pai. E Irina, a esposa de Dimitri, é encorporada pela recatada Lívia, uma adolescente pouco vaidosa que vive em seu próprio mundo, exceto quando discute com sua irmã mais velha.
Diogo e Lívia não se conhecem, mas precisam retomar a causa de Dimitri e Irina: destruir os demônios, conhecidos como parentais, que vieram de Ravena para arrasar o nosso planeta. Para isso, eles recebem a ajuda de um misterioso velho, que lhes conta a história de seus antepassados mísitcos e lhes entrega medalhões com poderes especiais. Os dois seguem seus caminhos paralelamente, mas o destino teima em cruzar suas histórias mais uma vez. O casal passa a viver entre entre mundos diferentes: um de sombras e outro de televisão, um de problemas familiares e outro de amor platônico, um de medo o outro de heroísmo - um metafóra da complicada e controversa vida adolescente.
Além de ser uma leitura leve e ágil, Passagem para Ravena é um livro de linguagem moderna, que não se prende ao formato do texto para contar sua história. Ilustrações, tabelas, letras de músicas, textos em formato de chat e a própria diagramação da obra tornam a leitura diferente e mais divertida. Tem ainda um site (www.ravena.art.br), que ajuda a criar o cenário da história e tornar a experiência ainda mais visual.
Passagem para Ravena é uma boa opção de leitura para você jovem e também irá despertar interesse nos adultos, dá uma vontade enorme saber o que irá acontecer... E você já sabe o final dessa história intrigante?